Apesar do Método Agile ter sido criado por engenheiros em ambientes tecnológicos, com objetivo de acelerar o desenvolvimento e implementação de softwares, ele se baseia essencialmente em princípios que destacam os valores humanos:

  • Indivíduos e iterações mais que processos e ferramentas;

  • Software funcional mais que documentação abrangente;

  • Colaboração do cliente mais que negociação de contratos;

  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Por tudo isso, mais do que uma metodologia, o Agile é considerado uma filosofia que pode ser adotada muito além do universo de softwares, inclusive em processos de due diligence e consultoria.

Para a fundadora da MCM, Marcela Huertas, o Agile Mindset é uma poderosa ferramenta que, por meio da observação da vida pessoal, a ajudou a melhorar significativamente a sua performance em projetos de due diligence e otimização de ERP.

Depois de trabalhar em Big Fours e sair  para montar seu próprio negócio, num cenário de pós-demissão e maternidade recente, Marcela percebeu mais do que nunca que os os pilares e a mentalidade da vida pessoal estão conectados com a vida profissional.

“Costumo dizer que as soft skills são treinadas na vida e colocadas em prática na vida profissional. Não tem como dizer que é colaborativo em projetos se você não é colaborativo no seu convívio social.”

A partir desse autoconhecimento, Marcela passou a se observar com mais atenção e aprimorar sua comunicação para ser mais precisa e eficiente. Buscou reconhecer suas próprias limitações e passou a valorizar ainda mais as pessoas que complementam seus projetos.

“O framework Agile me ajudou a ter maior disciplina e foco em pequenas entregas com melhorias constantes, aprendi a começar com o que tenho e isso eu aplico nos projetos pessoais e profissionais.”

Como uma grande entusiasta do método, Marcela costuma dizer que cada projeto na MCM é um grande aprendizado e que os erros devem estar a serviço do aprendizado.

Segundo ela: “A graça de trabalhar com projetos é que cada um traz desafios diferentes. Quando o Growth Mindset está associado à disciplina do Agile, conseguimos ter uma visão muito mais simplificada e objetiva de tudo. Nesse momento, deixamos os julgamentos e a concorrência de lado para atuar de uma forma ainda mais colaborativa entre times, cliente e parceiros.”

O Agile permite que as equipes consigam ter respostas rápidas e imprevisíveis aos feedbacks dos projetos, assim como reavaliar a estratégia de um projeto durante o ciclo de desenvolvimento. Ou seja, diante de possíveis erros ou resultados inesperados, é possível encontrar soluções rápidas e que tragam resultados positivos.

Vida é treino. Projeto é jogo.

Com objetivo de conquistar mais eficiência e agilidade, a MCM criou o Lab Ser Agile, uma metodologia que faz parte da área educacional da empresa e traz os conceitos Agile para o dia-a-dia da equipe, clientes e parceiros.

Para divulgar e compartilhar a filosofia do Lab Ser Agile, A MCM vem realizando diversos eventos voltados para empreendedores e pessoas com interesse em autoconhecimento.

O objetivo é mostrar que, com o método Agile e a mentalidade de crescimento, podemos realizar qualquer projeto – de vida ou profissional – de uma forma mais leve e gratificante. E o mais legal: sempre aprendendo e evoluindo para resultados melhores.

Marcela e seu time acreditam que esse é um conhecimento que merece ser compartilhado, especialmente porque pode ajudar outras pessoas e empresas durante seu processo de crescimento.

Se você tem interesse em participar dos nossos próximos eventos, entre em contato com a gente pelo e-mail e vamos avisar você =)

 

Posts Relacionados

FIQUE SABENDO DE NOSSAS NOVIDADES

Informações, análises e insights para quem decide!

Inscreva-se em nossa NewsLetter